sábado, 26 de agosto de 2017

CAMINHO BRASILEIRO - SANTIAGO DE COMPOSTELA / KIT MARATONA FLORIPA

Início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe - Canasvieiras
De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos começando
A certeza de que é preciso continuar
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar
Façamos da interrupção um caminho novo
Da queda um passo de dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro
Fernando Sabino







O Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, há doze séculos atraindo gente de todo o mundo pela fé, pagamento de promessas, ou pela própria peregrinação é composto de diversos percursos que culminam na cidade de Santiago de Compostela, onde os peregrinos veneram as relíquias do apóstolo São Tiago Maior, cujo sepulcro encontra-se na catedral da cidade, 
Os peregrinos levam consigo uma credencial, semelhante a um passaporte, e ao longo do caminho colecionam carimbos que atestam a passagem pelos diversos pontos do percurso, sendo que nos últimos 100 km da rota, quando feitos a pé ou a cavalo (ou 200 km em bicicleta) permitem obter a "compostela", um documento oficial emitido pela Catedral de Santiago comprovando a peregrinação.
A realização do caminho pelos peregrinos ganha um forte sentido de busca espiritual e ao longo do tempo teve inúmeras lendas reforçando seu lado místico.
A cidade de Florianópolis desde o mês de junho deste ano conta com um trecho do conhecido caminho. Trata-se de um percurso de 21 km que tem início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando depois pelas igrejas São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes até chegar no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Praia dos Ingleses.
O caminho brasileiro, além do sentido místico e religioso, é recheado de belas paisagens do norte da Ilha de Santa Catarina. Destacam-se pela beleza as praias de Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava e Praia dos Ingleses, além do Morro do Rapa, ponto norte máximo da "ilha da magia", de onde o lindo azul do mar visto das alturas faz compensar todo o esforço nas íngremes subidas.

NO CAMINHO...
Aproveitando a esta na capital catarinense para a participação na Maratona de Floripa, ontem, nós, atletas da Equipe 28 de Agosto, Claudia, Flávio, Guilherme, Rosa, e Sandra fizemos a peregrinação.
E realmente "o caminho" é especial: contemplação, parceria, natureza, equívocos, acertos, desvios, trilhas, areia,  meditação, alegria, sofrimento, risos, cajados, surpresas, amizade, superação...
Mistura de sentimentos e emoções que avivam o entendimento do caminho maior. 
Faz pensar na vida e renovar as forças, mesmo que contraditoriamente no limite do cansaço.
O "guia espiritual" surge do nada e nos acompanha até o ponto final da caminhada.
Carimbado!
Valeu o esforço!

100% Itararé no Morro do Rapa: vista das praias Brava e dos Ingleses.


KIT NA MÃO: MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS!
Na manhã de hoje os atletas foram retirar no Shopping Beira Mar os kits da prova de amanhã, a Maratona Internacional de Florianópolis.
O evento terá as distâncias de 5, 10 e 42,195 km, além do revezamento em duplas na distância da maratona.
Depois de pegarem seus kits enfrentaram os ventos fortes da avenida Beira Mar Norte, local da largada da competição que reúne atletas de quase todo o Brasil e muitos estrangeiros..
Agora é segurar a ansiedade, hidratar, descansar e curtir a tarde na ilha da magia.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário