sábado, 10 de dezembro de 2016

A PEQUENA GUERREIRA

A gente não quer só corrida
A gente quer corrida, diversão e arte.
Então, mais uma indicação de leitura com o tema corrida.
Trata-se de um best-seller baseado na história real de uma garota destemida em busca de seus sonhos.
 
"Depois  da primeira curva, eu já tinha alcançado o primeiro corredor e em quatro passadas o ultrapassei.
Naquele momento, o público se pôs de pé, incrédulo e empolgado. Todos aplaudiam a pequena abayo.
Um aplauso ritmado, que me motivou ainda mais.
Clap-clap, Clap-clap, Clap-clap.
Minhas pernas avançavam como ondas conduzidas por uma energia que não era minha. O público me puxava como uma locomotiva faz com os vagões, ou como as ondas fazem com o mar.
Cruzei a linha de chegada em primeiro.
Eu não conseguia acreditar.
Com os braços levantados, corri os últimos metros após a linha de chegada movida pelo embalo de todos aqueles quilômetros.
Depois me curvei sobre as pernas e senti uma estranha quentura nas bochechas; duas lágrimas indesejadas rolavam pelo rosto da pequena guerreira.
Mais do que depressa, enxuguei as lágrimas antes de endireitar o corpo, morta de cansaço, mas cheia de energia. Eu poderia ter dado meia-volta e refeito o percurso todo, do início ao fim.
A multidão ao redor exultava, gritava, animada e feliz.
Enquanto todos faziam festa como loucos, pude ler a mente deles: é incrível que ela tenha vencido, é apenas uma criança.
Para mim, era difícil de acreditar também.
Porém, depois de alguns minutos de atordoamento, uma medalha foi colocada em meu pescoço.
Ela estava ali para comprovar que era tudo verdade".
 
O inspirador romance de Giuseppe Catozzella é baseado na vida de Samia Omar, uma menina determinada a ser uma atleta de sucesso que cresceu numa Somália devastada pela guerra. Samia dormia com a foto do campeão olímpico Mo Farah ao seu lado, treinava arduamente apesar da violência e do preconceito que a rodeavam, e conseguiu, contra todas as expectativas, integrar a seleção somali de atletismo, além de participar das Olimpíadas de 2008, em Pequim.
Um dia, com a família sob risco de ser irremediavelmente afetada pela guerra, sua irmã se vê forçada a fazer a perigosa viagem de barco para a Europa. Samia, temendo por sua segurança e por seus sonhos, resolve se juntar a ela, e com isso coloca a própria vida nas mãos de traficantes...


 
 
 
Aqui no blog você encontra diversas sugestões de leitura, desde livros técnicos, com informações sobre treinamento, alimentação, genética, etc, até as biografias dos nossos heróis corredores, e as histórias das corridas.
É só clicar na aba LITERATURA E CORRIDA.
 
Bons treinos, e boas leituras!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário