sábado, 17 de setembro de 2016

NOSSAS DIFERENÇAS É QUE NOS FAZEM IGUAIS

Estamos vivendo um momento único na história esportiva do nosso país.
Penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos Rio2016.
Já encerramos os Jogos Olímpicos mostrando ao mundo inteiro que mesmo com todos os problemas que temos, somos capazes.
E agora os paratletas brasileiros estão fazendo bonito nas pistas, piscinas, campos, e quadras, mostrando que o esporte é para todos.
Salto em distância numa perna só! Nadar sem braços! Correr sem pernas! Jogar Tênis de Mesa sem braços!
Superação.
Acompanhamos paratletas com marcas próximas, iguais ou até mesmo superiores aos resultados obtidos nos Jogos Olímpicos, como foi o caso do argelino Abdellatif Baka, da classe T13 (baixa visão) que foi ouro nos 1.500 metros com um tempo melhor, 3m48s29, do que o ouro olímpico deste ano.
E o esporte é isso mesmo.
Pessoas diferentes se colocando à prova, tentando se superar sempre, buscando na superação do outro a excelência.
Somos todos diferentes. O normal é ser diferente.
É a nossa diferença que nos faz humanos.
E aí lembramos que aqui em nossa cidade, graças ao nosso incansável trabalho pelo esporte, já tivemos competição dos cadeirantes.
Foi em 2007.
Como nossa equipe (naquela época ainda com o nome Epaminondas) já vivia competindo por aí, e participávamos do Circuito de Corridas de Ponta Grossa, éramos amigos de um grupo de paratletas de lá e, como aqui em nossa cidade seria realizada uma corrida, eles também queriam vir pra cá competir.
Mas aí ficamos preocupados. Eles competiam em cadeiras de rodas, e aqui em nossa cidade os paralelepípedos seriam impróprios para participação deles.
Não tem problema, disseram, a gente vai nem que caia, diziam.
Então conseguimos, com muito esforço, que os organizadores daquela prova, realizada em 7 de setembro de 2007, incluíssem uma categoria de cadeirantes para que eles pudessem participar, e adaptamos um percurso para fugir um pouco dos nossos tradicionais paralelepípedos.
E assim foi, com tombos e mais tombos, felizes por terem competido, com troféus nos pódios, eles estiveram por aqui e nos ensinaram muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário