quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ESTÁGIO INTERNACIONAL DE ATLETISMO - ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES/COB

Pista de Atletismo da EsEFEX 

Acontece  nesta última semana de setembro a etapa de estágio internacional de atletismo do curso da Academia Brasileira de Treinadores, do Comitê Olímpico do Brasil.
A professora Gabriela Gorski, iniciou o curso em novembro de 2015 e está no Rio de Janeiro tendo aulas práticas de diversas provas do atletismo com treinadores renomados de nível mundial.
Bacharel e licenciada em Educação Física, com pós graduação em Treinamento Desportivo, a atleta e técnica da Equipe 28 de Agosto representa Itararé no restrito grupo de treinadores  selecionados pelo Comitê Olímpico do Brasil que terá a missão de levar adiante o legado olímpico depois dos jogos Rio2016. 
O estágio de atletismo acontece na Fortaleza de São João, na Urca. Foi neste local que, em 1565 Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, desembarcou com sua tropa numa praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, para reintegrar a ocupação territorial de Portugal, levantando um fortim.
Atualmente, funcionam na Fortaleza de São João a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX), o Instituto de Pesquisa de Capacitação Física do Exército, a Escola Superior de Guerra (criada em 1949) e o Museu do Desporto do Exército.


A semana iniciou com aulas práticas de salto em altura ministradas por Jeff Huntoon, técnico do atleta campeão olímpico nas Olimpíadas RIO2016, Derek Drouin. Na sequência, saltos horizontais (distância e triplo) com Nélio Moura, técnico da campeã olímpica em Pequim, 2008, Maurren Maggi.

Jeff Huntoon - Salto em altura
Nélio Moura - Salto em distância
A quarta-feira iniciou com aula teórica e prática sobre salto com vara, com o técnico da seleção polonesa Wiaczeslaw (Slava) Kaliniczenko demonstrando diversos exercícios relacionados a técnica e exercícios auxiliares. No período da tarde, aulas sobre provas de meio fundo, fundo e marcha atlética com os professores Ricardo D'Angelo e Adauto Domingues, treinadores dos atletas Vanderlei Cordeiro de Lima e Marilson Gomes dos Santos, respectivamente. Para finalizar esse grupo de provas, os alunos terão aulas com o técnico da seleção espanhola de atletismo, Mariano García-Verdugo Delmas.
Wiaczeslaw Kaliniczenko - Salto com Vara
Adauto Domingues - Marcha Atlética
Ricardo D'Angelo - Meio fundo e fundo

E no local do estágio o "movimento" olímpico ainda não terminou. É campeão para lá e para cá. No mesmo local são realizados os treinamentos da equipe de Vôlei do Rio de Janeiro (Sesc-Rexona) com o técnico Bernardinho, Fabi, e companhia.
Franck Caldeira, campeão da São Silvestre em 2006, Pan-americano em 2007, tri campeão da Volta da Pampulha, acompanhou algumas aulas junto com os treinadores.
Lars Grael e o primeiro medalhista na RIO2016 para o Brasil, Felipe Wu, também frequentam o local.
É só Fera, amigo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário