quinta-feira, 5 de maio de 2016

MINI ATLETISMO - CURSO EM SÃO PAULO

Prosseguindo com a filosofia de evoluir com base em princípios e conhecimentos sólidos, mais dois integrantes da Equipe 28 de Agosto foram até a capital paulista nos dias 29 e 30 de abril para participar do Curso de Mini Atletismo, promovido pela Federação Paulista de Atletismo em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo.
O curso, ministrado pelo professor cubano Lázaro Pereira Velásquez, foi realizado no Cento Olímpico de Treinamento e Pesquisa, e contou com a participação de 79 alunos, dos quais 24 são professores de Educação Física em escolas, 21 atuam como treinadores em clubes, associações ou prefeituras, e 34 formandos em Educação Física, alguns também atuando como atletas.
A proposta do Mini Atletismo se baseia em atividades de iniciação que levam em consideração as fases de desenvolvimento das crianças, e cria condições de se trabalhar as atividades básicas de velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos, e lançamentos, adaptando e criando materiais alternativos.
Importante salientar que a metodologia do Mini Atletismo, como muito bem ressaltou o professor Lázaro Velasquez, visa o pleno desenvolvimento do ser humano, não tendo apenas o caráter de formação de aletas. O professor deixou bem claro que o correto desenvolvimento do esporte não pode "pular etapas", levando a iniciação precoce. Criticou a atuação de "treinadores" que buscam o resultado a qualquer custo e acabam contaminando o atletismo.
A condução das aulas teóricas e das atividades práticas pelo professor Velasquez levaram em conta a filosofia da Associação Internacional das Federações de Atletismo - IAAF para a iniciação na modalidade.
O formando em Educação Física Wellington Raniery Painço Pinheiro Marcondes, e o professor Guilherme Marques Gorski, estiveram no Centro Olímpico participando do curso, adquirindo mais conhecimentos para continuar incrementando o desenvolvimento do esporte em Itararé.
Além dos dois, no ano passado a professora Gabriela Gorski também já havia participado da primeira edição do curso.
É isso! Melhorar sempre!
Wellington e Guilherme com o professor cubano Lázaro Velaasquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário