sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SÃO SILVESTRE - PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

Governo do Estado sanciona Lei declarando a nossa mais famosa e importante corrida de rua, a São Silvestre, em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.
Bom, e o que isso significa?
Isso quer dizer que nossa principal prova pedestre foi declarada como um bem imaterial que deverá ser protegido e valorizado pelo Poder Público.
De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, em seu artigo 260, constituem patrimônio cultural estadual os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referências à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
III - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
IV - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

LEI Nº 16.112, DE 14 DE JANEIRO DE 2016
Declara a “Corrida de São Silvestre” Patrimônio Cultural Imaterial do Estado
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica a “Corrida de São Silvestre” declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 14 de janeiro de 2016.
Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo hoje, 15 de janeiro de 2016, Seção I, página 01.


A Corrida de São Silvestre, realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre, se repete há quase nove décadas. Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Depois de assistir ao evento em Paris, ele não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. À meia-noite de 31 de dezembro daquele mesmo ano foi disputada a primeira São Silvestre, que homenageia o Santo do dia (http://www.saosilvestre.com.br/campeoes).
A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres.
Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por brasileiros. O maior vencedor – e também recordista – da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa  Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 80 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.
Alguns dos maiores fundistas da história do atletismo já participaram e venceram a prova. Além de Tergat e Mota, já correram nas ruas de São Paulo campeões e medalhistas olímpicos e recordistas mundiais como Franjo Mihalic, Frank Shorter, Gaston Roelants, Arturo Barrios, Carlos Lopes, Ronaldo da Costa, Derartu Tulu, Priscah Jeptoo e a "Locomotiva Humana", o tcheco Emil Zatopek, campeão em 1953.
Por se tratar de um importante evento esportivo, cultural e turístico, a Corrida de São Silvestre, realizada anualmente, no dia 31 de dezembro, no município de São Paulo, mereceu ser declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.
Assim, se você já correu a prova, no meio daquela multidão, junto daqueles malucos fantasiados que fazem a festa no último dia do ano, que levam suas faixas, curtindo toda aquela "muvuca", pode falar para seus amigos: "Eu faço parte do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário