sábado, 25 de julho de 2015

CITIUS, ALTIUS, FORTIUS

Direto do Túnel do Tempo: 2007
Jornal Tribuna de Itararé, 06 e 07 de Junho de 2007, página 12.


Certos momentos do esporte entram para a história e ajudam a construir os mitos, os heróis e reforçar os ideais olímpicos.
Vanderlei Cordeiro de Lima, brasileiro, bicampeão pan-americano, todos se recordam, foi o protagonista de uma das mais belas páginas da história olímpica. Ao levantar, seguir em frente após o louco atentado do padre irlandês e perseguir sua tão sonhada medalha olímpica, Vanderlei deixou de ser um simples corredor, maratonista, para se tornar herói, e com isso, detentor da chama dos deuses olímpicos.
Todos nós ao assistirmos o acontecido clamávamos por anulação da prova, ou por uma medalha de ouro ao brasileiro, mas ao perdoar o irlandês e comemorar muito a medalha de bronze, Vanderlei ensinou, e provou, que o importante é competir (muitas vezes mais importante do que ganhar).
Com toda justiça foi o escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro para empunhar a bandeira brasileira no pan-americano a ser realizado neste ano no Rio de Janeiro.
Ele nos ensinou que a competição leal, justa, forma o caráter. E isso vem sendo trabalhado na Equipe Epaminondas. Os mais de 30 atletas que compõem a equipe buscam todos o lema olímpico "Citius, Altius, Fortius", que significa mais rápido, mais alto, mais forte. Cada um dos atletas, dentro de suas capacidades, almeja esses ideais, ser mais rápido, ir mais alto, ser mais forte, mas respeita seus adversários e reconhecem o valor de uma competição. Além das capacidades e qualidades físicas, os corredores da Epaminondas aprendem a competir com lealdade, usando de seus próprios recursos.
O esporte tem seus valores e quem trabalha com atletas deve ser o exemplo. qualquer outro tipo de ação no esporte que não tenha por base os verdadeiros ideais olímpicos servirá apenas a interesses que não os da humanidade. O "ganhar a todo custo", como vemos muitos falsos treinadores ensinarem, enfraquece o esporte e é uma desonra para os esportistas.
Trabalhar com esporte não é apenas colocar crianças e jovens a repetirem movimentos muitas vezes sem fundamento algum, mas é, principalmente educar-lhes o caráter.
A Equipe Epaminondas de atletismo, que conta com representantes de várias escolas da cidade, vem dando um novo impulso ao esporte de Itararé, tem o patrocínio de Móveis Monalisa, Mineração São Judas, Faculdades Integradas de Itararé Fafit Facic, Academia Arena Fight, Free Company, Auto Posto Estradão, Papelaria Machado, Junitex Magasin, Do Vale Pneus, e conta com o apoio da direção da EE Dr. Epaminondas Ferreira Lobo.
Próximas provas: 17 de junho em Ponta Grossa; 24 de junho - 4ª etapa do Circuito de Corridas Rústicas da Cidade de Ponta Grossa; Segundo semestre - Ribeira, Ribeirão Grande, Itapetininga, Arapoti, e outras.
Aos poucos Itararé cresce no esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário