segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MOTIVAÇÃO

Foi na 20ª Maratona Internacional de São Paulo, realizada num dos dias mais quentes de 2014, quando ainda estava no começo, lá pelo décimo primeiro quilômetro, que uma frase num cartaz nas mãos de um pessoal que assistia a prova, chamou a atenção, e se tornou um mantra que seria repetido no terço final da maratona, quando as forças se esvaem, e o pensamento de "não vou conseguir" começa a assombrar. A frase dizia o seguinte: "Quando suas pernas já não aguentarem mais correr, corra com o coração".
Assim, seja para o final de uma maratona, ou para enfrentar os dias mais difíceis de treinos, precisamos encontrar lá no fundo de nosso coração, no fundo de nossa alma, os nossos mais profundos desejos. Precisamos, nos momentos em que parece que não vamos conseguir, encontrar motivos para seguir adiante.
Levantar cedo para treinar. Sair para correr depois de um dia estafante. Manter a rotina disciplinada de atleta, quando tudo a nossa volta parece conspirar contra nossos sonhos. Para tudo isso precisamos manter o foco. E nada melhor do que alguns ensinamentos de quem sabe o que está falando.
Já ouvimos muito que "se conselho fosse bom a gente não dava, vendia". Pensamos diferente (como sempre). Tudo aquilo que é bom, não pode ser vendido. O que é bom não tem preço, tem valor. Conselhos são ensinamentos daqueles que já erraram. Depende da gente querer acertar seguindo algum ensinamento ou errar também para aprender pela dor.
Por isso seguem algumas frases que podem nos ajudar em algum momento, quer seja no meio de uma prova, treino, ou até naquela hora em que temos que colocar o despertador para nos acordar numa manhã calorenta como as de agora, ou bem frias, em que a vontade é de ficar debaixo das cobertas.
 
Todo mundo é um atleta. A diferença é que alguns de nós treina, e outros não.
George Sheehan, médico cardiologista americano
 
A corrida é a melhor metáfora para a vida, porque você extrai dela exatamente o que investe.
Oprah Winfrey, apresentadora de TV dos EUA
 
Não existe mau tempo, somente pessoas frescas.
Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike
 
Dar menos do que o seu melhor, é sacrificar o seu dom.
Steve Prefontaine, corredor americano
 
Na corrida, como em qualquer outra atividade, existem altos e baixos, como ser derrotado ou sofrer uma lesão. Mas todas essas coisas são desafios do esporte a serem vencidos. eu aprecio isso, porque torna o atleta sempre melhor.
Paul Tergat, corredor queniano
 
Correr é viver. O resto é apenas esperar a morte.
James Fixx, corredor americano
 
Nós podemos treinar para uma prova, mas a corrida é um esporte para a vida toda.
Alberto Salazar, corredor americano
 
Assim como nas corridas, as maiores batalhas da vida são travadas na solidão.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Na vida, assim como nas corridas, o mais importante é o ato de participar, ainda que a ilusão da vitória nos dê forças para continuar lutando.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Como alguém disse, correr é basicamente um passatempo absurdo pelo qual as pessoas cansam. Mas, se você conseguir achar um significado para cada treino seu, talvez você seja capaz de achar um significado para um outro passatempo absurdo: a vida.
Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike
 
Se você quer vencer algo ou simplesmente correr, corra os 100 metros. Se você quer uma experiência nova, um novo estilo de vida, corra a maratona.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Melhor a decepção de não ter conseguido, do que o arrependimento de não ter tentado.
Anônimo
 
É impossível pensar em rastejar, quando se tem o ímpeto de voar.
Anônimo.
 
O corredor tem de correr com sonhos no coração, e não com dinheiro nos bolsos.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Minha estratégia sempre foi fazer a minha própria corrida. somente você pode determinar seu desafio pessoal. Não deixe a competição, ou seu oponente, determinar qual deve ser seu desafio.
Joan Benoit Samuelson, corredora americana
 
 

10 comentários:

  1. "Deixe que os outros fraquejem; o corredor corre realmente até o fim" Quenton Cassidy

    ResponderExcluir
  2. "Todo dia é um bom dia quando eu corro!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Cirineu. Obrigado por prestigiar o blog.

      Excluir
  3. Corredores. Eles são médicos, advogados, empresários, professores, operários, lavradores, gente nobre ou muito humilde, letrada ou não. Mas, enquanto correm, nada disso importa. São apenas corredores. Eles correm por saúde, por prazer e diversão ou pela glória.
    Eles são homens, mulheres, jovens de todas as idades. São magérrimos, atléticos ou estão total e visivelmente fora de forma.
    Não importa se correram 5, 10, 21, 42km...se fizeram o tempo de 15min, 30min, 50min, 2hrs, 4hrs......eles têm corações fortes, mentes tranquilas, suas almas são guerreiras.
    A linha de chegada é só o começo, eles querem muito mais....eles são CORREDORES!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizemos por aqui, Marcelo,"é nóis". Obrigado pela contribuição.

      Excluir
  4. Uma sibida a mais hoje, sera uma a menos amanhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anderson. É isso mesmo, sofremos aqui nos treinos nas subidas, mas a recompensa vem nas provas. Ou como diria Colonel Red, "Quanto mais você sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha..."

      Excluir
  5. Uma sibida a mais hoje, sera uma a menos amanhã

    ResponderExcluir
  6. "A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre." - Lance Armstrong

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí mesmo, Fabiane. Suportar a dor faz parte da vida de quem almeja a vitória.

      Excluir