sábado, 10 de janeiro de 2015

ITARAREENSE NO RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS

Correr uma maratona, prova com 42,195 km, não é tarefa fácil. Exige muito preparo físico e mental, disciplina, perseverança, vontade, e dedicação nos treinamentos.
No ano de 2014 chamou a atenção o recorde mundial estabelecido pelo queniano Dennis Kimetto, que cravou 2:02'57", com ritmo médio de 2'54" por km, na prova disputada na cidade de Berlim, na Alemanha. Essa marca fez renascer os debates sobre a possibilidade de se fazer os 42,195 abaixo das duas horas. Loucura!
Para os normais, completar a enorme distância já é uma glória. Correr durante mais de três horas nas provas brasileiras, onde a temperatura e altimetria não ajudam muito, como no caso da prova alemã, é algo para poucos.
No total, cerca de nove mil brasileiros completaram uma das seis maratonas oficializadas pela Confederação Brasileira de Atletismo realizadas no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, e Salvador.
Desses, apenas 3.258 conseguiram tempos para ingresso no Ranking Brasileiro de Maratonistas da Revista Contra Relógio.
O Ranking de Maratonistas, divulgado sempre na edição de janeiro, é elaborado pela conceituada revista desde 1994, e tem como critério para ingresso os tempos adaptados dos índices de classificação para a Maratona de Boston, nos EUA. Devido às características de nosso clima tropical, utiliza-se o critério de meia hora a mais do que o exigido na maratona americana nas categorias por faixa etária.
Dessa forma, os tempos por idade e sexo para ingresso no Ranking Brasileiro são os seguintes:


E mais uma vez tivemos representante no seleto grupo.
O maratonista Guilherme Marques Gorski, com o tempo de 3h27'56", conseguido na Maratona de Curitiba, em novembro, aparece na 163ª colocação, dentre os 430 que obtiveram êxito na categoria de 45 a 49 anos. Guilherme completou três maratonas no ano de 2014: Porto Alegre, em maio, com 3h27'57", São Paulo, em outubro, com 3h36'57", e Curitiba, com 3h27'56".
Em 2014 outros dois itarareenses da Equipe 28 de Agosto, Flávio de Lima, e Fernando César Colturato, estrearam nos 42,195 km, concluindo a Maratona de Porto Alegre, estando aptos para a partir de agora também buscar o ingresso no ranking.
Para o ano de 2015 mais atletas já pensam em se aventurar nessa distância, e os treinamentos já devem ser iniciados neste mês de janeiro.
Bora treinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário