quinta-feira, 9 de outubro de 2014

QUER CORRER A SÃO SILVESTRE?

A mais famosa corrida brasileira, sem sombra de dúvidas, é a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. E é também a mais antiga. Vai completar 90 anos!
Inspirada numa prova francesa, a nossa corrida foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, fundador da Gazeta Esportiva, organizadora do evento.
No início a prova era realizada a noite, com a largada/chegada na virada do ano. Desde a década de 70 já era transmitida pela televisão e encantava a todos que, reunidos para a festa da virada, curtiam a prova, sempre amargando a derrota dos brasileiros. Até que um corredor conseguiu quebrar o longo jejum, ganhando a competição em 1980. Era o grande campeão José João da Silva (nome mais brasileiro seria impossível), que no ano de 1985 se tornaria bicampeão.
A partir de 1989 a corrida passou a ser realizada no período da tarde e em 1991 passou a ter a distância que permanece até hoje: 15 km.
Atualmente a prova é disputada no período da manhã e tem a largada e chegada na Avenida Paulista.
As inscrições já estão abertas.
Apesar de toda a história dos grandes campeões, para os simples mortais a corrida tem mais a ver com festa do que competição. São muitos os atletas que vão fantasiados para "curtir" a prova. É o último dia do ano e nada melhor do que comemorar esbanjando saúde na capital paulista. Como a corrida é transmitida ao vivo pela TV, muita gente vai com cartazes e faixas. E nós também levamos nossa faixa para divulgar Itararé para todo o mundo. E sempre conseguimos aparecer na telinha.
São 15 km. Tem descida, subida, geralmente faz muito calor, mas dá para completar numa boa. Até porque correr mesmo fica difícil no meio de tanta gente. Então o que vale é a grande festa no meio do povão.
E aí? Está interessado?
Estamos em outubro, temos dois meses e meio para treinar para a prova. Dá tempo.
Vamos?
Todos que concluem a prova recebem lindas medalhas.
E aí a gente volta para Itararé e comemora com a família a passagem de mais um ano!
Vem com a gente!
Equipe 28 de Agosto (na época com o nome de Equipe Epaminondas) na São Silvestre de 2006.

Um comentário: