domingo, 7 de setembro de 2014

O CÉU DE ÍCARO TEM MAIS ESTRELAS QUE O DE GALILEU

Perdi a noite de sono outro dia. Depois de um treino de rodagem de 17,5 km a tarde com o pessoal que estava treinando firme para maratona e meia maratona, e mais uma caminhada de meia hora a noite com a turma que estava treinando para uma prova de 5 km, resolvemos abastecer.
O local escolhido foi uma pastelaria!
O que?
Isso mesmo. Foram três pasteis. Um de palmito, um de carne, e para fechar um de queijo. Daqueles que mesmo tentando enxugar com o guardanapo de papel, o óleo escorria, melecando a mesa.
O pessoal que via a gente (sim, fomos em três atletas) na pastelaria não acreditava. - Que é isso? Perguntavam os conhecidos.
O pensamento de muitos é de que nós corredores levamos uma vida totalmente natureba. Com restrições alimentares, todas as horas possíveis de sono, etc.
Quando veem a gente "exagerando" um pouquinho já vem a cobrança.
Mas o fato é que os três pasteis depois dos dois treinos seguidos cobraram a conta na madrugada. Não consegui dormir. E olha que o corpo pedia um descanso, mas não teve jeito. Fiquei elétrico a madrugada inteira.
E aí fiquei pensando...
As pessoas, quando sabem que corremos, que treinamos com afinco para disputar provas de 5, 10, 21, 42 km, ou até mais, acreditam que seguimos todas as regras sobre saúde indicadas pelas pesquisas mais recentes e divulgadas na grande mídia. Aquelas que chegam às minúcias de tantos litros d'água por dia, cálculos de calorias, dietas disso ou daquilo, etc.
Mas se levada assim tão regrada, a vida não tem graça.
O gostoso da vida é viver.
Lógico que a ciência que nos diz que não devemos comer isso ou aquilo, que devemos comer de três em três horas, que devemos fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, aquecer antes de correr, etc.. etc.., é muito importante e deve ser levada em consideração.
Mas existem coisas que mesmo contrariando algumas das recomendações da ciência, acabam fazendo muito bem para nossa saúde (não foi o caso dos três pastéis...).
Pois bem. A ciência do treinamento diz que depois de um treino, ou de uma prova o nosso organismo precisa de descanso para se recuperar e se preparar para uma nova carga. Imagina depois de uma meia maratona.
E não é que na 1ª Corrida Cidade de Itararé recebemos os corredores da Equipe Amigos de São Miguel Arcanjo, e esses atletas haviam corrido uma meia maratona em São Paulo na noite de sábado. Num intervalo de 12 horas correram duas provas, sendo uma de 21 km, realizada na cidade universitária da USP, e a outra aqui em nossa cidade, no percurso de 6 km.
E fizeram bonito.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário