domingo, 15 de junho de 2014

MEIA MARATONA DE BLAIR

Como assim???
Essa só os fortes entenderão! Diriam os novos poetas, pensadores e filósofos facebookianos.
O que era para ser mais um treininho de um lindo domingo acabou sendo um tremendo esforço para três dos nossos atletas.
Com o sol ainda decidindo se ficava ou ia embora (agora a tarde ele resolveu sumir de vez), saindo da Praça do Laguinho na manhã de hoje, nossos dezessete corredores rumaram ao Campo da Aviação e Clube dos Boiadeiros, de onde seguiram por entre algumas estradinhas cortadas pelo meio do florestamento de eucaliptos - daí o nome título de nossa "meia maratona" de hoje.
O lindo trajeto de treino deste domingo ganhou esse nome graças ao talento de uma de nossas atletas, que num gostoso treino que adentrou a noite de verão no início deste ano, inspirou-se nos cenários do filme "A Bruxa de Blair" para apelidar o percurso. Não há como correr ou caminhar na floresta de enormes árvores sem lembrar do filme. Não que o local assuste, mas quem já correu ou pedalou por lá sozinho, sempre conta ter aumentado o ritmo para chegar logo nos trechos mais ensolarados...
Bom, mas voltando ao treino de hoje, alguns atletas iriam caminhar, outros caminhar e correr, correr por volta de 6 a 10 km. Já os mais "viciados" teriam por missão fazer uma distância um pouco maior, entre 12 e 16 km. E, combinados os grupos na saída, largaram.
Os três do treino mais longo logo se adiantaram, sumindo pelas sombras generosas dos eucaliptos. E foram. Mas foram mesmo. Aproximadamente logo depois dos 5 km passaram por um riacho, viraram à direita numa tripla encruzilhada e "mandaram ver" num interminável subida. O GPS já anunciava mais de 6 km, e era chegada a hora da meia-volta. Um virou, que 12 km (seis de ida e seis de volta) já era suficiente. Outros dois se arriscaram um pouco mais, pois a sombra ajudava. Mais acima, outro também resolveu voltar.
Ficando só um, este apostou que na volta era descida, e como diz o ditado, "na descida todo santo ajuda", foi um pouco mais adiante. Quando virou viu a loucura que tinha feito. Estava muuuuito longe. Fazer o que? Encarou a descida, e mesmo cansado apressou o passo, afinal os ventos balançando as copas dos eucaliptos faziam uns rangidos estranhos. A bruxa estava solta! Como estava sozinho e teria de fazer todo o trajeto de volta assim, desceu "que era uma bala"!
E não é que acabou encontrando os dois parceiros logo depois da encruzilhada do riacho?
Tinham virado para o lado errado e encararam uma outra subida interminável. Foram, foram.... E como não acabava mais aquela estrada, concluíram que estavam no caminho errado. Ainda bem. Num último esforço voltaram os três juntos até a Praça do Laguinho, onde poucos os esperavam.
Pelo GPS foram aproximadamente 18 km de aventura, mas que, pela exigência do percurso, com subidas bem íngremes e muito longas, mais se pareceu com uma meia maratona. Meia Maratona de Blair!

Nenhum comentário:

Postar um comentário