sábado, 11 de janeiro de 2014

C O M E Ç A N D O

Início de ano, hora de tentar colocar em prática, de transformar em ações as promessas feitas no réveillon.
Muitas pessoas aproveitam o final de ano, para repensar a vida e planejar, para tentar buscar aqueles sonhos que ficam martelando, martelando...
Perder peso, emagrecer, ganhar condicionamento físico, são alguns dos sonhos de muitas pessoas.
Neste ano eu começo!
Janeiro é o mês em que a pista de atletismo, as praças, e ruas se enchem de gente começando, ou recomeçando, nas caminhadas, pedaladas, e corridas. A pista de atletismo fica "intransitável" nos finais de tarde. É muita gente. Muito bom!
O problema é que muitos que começam "no embalo" de uma promessa de fim de ano, acabam abandonando logo as atividades, sem mesmo ter os benefícios, que só se consegue com a regularidade dos treinos.
Aí vem fevereiro ... carnaval, chega março, abril, começa a esfriar e as pessoas desaparecem. Com o frio acabam comendo mais, se empanturrando de gorduras e comidas pesadas, e os sonhos vão ficando cada vez mais difíceis de serem realizados.
Um dos problemas é que essas pessoas encaram os exercícios como um fardo. Como um castigo, uma coisa ruim. Normal, afinal ao longo do tempo (não cabe aqui toda a explicação histórica, sociológica, dos porquês), as atividades físicas foram desprezadas, e serviam mesmo como castigo. Quem já não ouviu "paga dez" (flexões, abdominais, etc.) numa referência a um castigo físico por algum erro?
Nós crescemos sendo ensinados a achar que exercício físico é ruim. Necessário, mas ruim. Aí a gente até sabe que precisa fazer, mas não quer fazer.
Mas não é bem assim. Pesquisas mostram, e a gente sente, que o exercício físico libera substâncias no nosso organismo que nos dão prazer. Corredores de longa distância relatam que sentem prazer ao praticar a corrida. É o chamado "barato" da corrida.
Então, a chave para uma reeducação, é encontrar o prazer na atividade física. No começo pode ser apenas o gosto por estar junto das pessoas, de partilhar momentos, dar risadas juntos. Mas aos poucos cada um deve ir buscando o prazer na própria atividade. Esse prazer geralmente começa a ser sentido quando a pessoa percebe que já adquiriu um pouco de condicionamento. Quando consegue ir um pouco mais longe, dar mais voltas na pista, quando começa a trocar a caminhada por uns pequenos trechos de trote leve. Quando vence pedalando uma subida  forte. Aos poucos vai se percebendo como senhor do seu corpo. Aí não quer parar mais. Vira vício. Vício bom.
E nossa equipe entende bem isso. Quem começa com a gente logo percebe que o objetivo é se divertir. Vencendo distâncias, cada vez maiores, seja caminhando ou correndo, o importante é que cada um vá se conhecendo, sabendo seus limites, e aprendendo a superá-los.
E assim cabem todos. Os que correm, os que caminham. Os que caminham e querem continuar caminhando. Os que querem passar da caminhada para a corrida. Os que querem correr maratona (42,195 Km!), e os que querem se divertir praticando atividade física.
E aí? Vem com a gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário