quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PARA CORRER UMA MARATONA

Todos devem conhecer a história da Maratona, e a lenda de Pheidipides, que correu aproximadamente da planície de Maratona até Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas, e após a missão, depois de pronunciar a palavra "vencemos", caiu morto.
Apesar de muitas vezes sermos surpreendidos por alguns que desavisados chamam de Maratona provinhas simples de 5 ou 10 km, é certo que quem entende mesmo de esporte, e do atletismo, sabe que a Maratona tem a distância de 42,195 km.
Essa prova é a competição mais clássica do programa dos Jogos Olímpicos, tanto é que é a que fecha a competição, e tem a solenidade de entrega das medalhas juntamente com a cerimônia de encerramento dos Jogos.
Para correr uma maratona é preciso
Um par de tênis?
Short e camiseta?
Estar inscrito numa prova oficial?
Sim e não. Você até pode correr descalço, como fez o bicampeão olímpico Abebe Bikila.
Pode até correr fantasiado, como fazem muitos malucos que carregam pesos extras para tentar aparecer nas transmissões.
E você pode até correr sem estar inscrito, de "pipoca" acompanhando os corredores no trajeto de uma prova oficial, aproveitando dos postos de hidratação e do esquema de segurança da prova.
Mas para correr uma Maratona é preciso muita determinação. Muito esforço, planejamento, resistência, e principalmente vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário