segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO (DESCANSO)

No treinamento dos esportes, mais especificamente em sua teoria, temos algumas regras gerais, as quais se fundamentam em aspectos biológicos, que se inter-relacionam objetivando a manutenção da atividade e melhora da aptidão física e do desempenho. Essas regras são chamadas de Princípios do Treinamento Desportivo, e variam de acordo com diversos autores.


O primeiro desses princípios é o da individualidade biológica e refere-se ao respeito à genética e às experiências adquiridas ao longo da vida de cada indivíduo.
O segundo é extremamente importante e trata-se da adaptação à atividade. Ou seja, devido a um conjunto de reações fisiológicas causadas pela atividade, o organismo tende a ultrapassar o nível de equilíbrio inicial e se adapta às novas condições, conservando a nova estabilidade até que um novo estímulo seja dado e cause um desequilíbrio novamente.
Concomitantemente, está o princípio da sobrecarga, que preconiza que após a adaptação deve haver um aumento progressivo das cargas (volume ou intensidade) e uma recuperação adequada a tal estímulo, necessários para que se obtenha melhora da aptidão física.
Entretanto, é importante ressaltar que todas essas adaptações e sobrecargas causam fadiga e o organismo só estará pronto para receber um novo estímulo depois que ele se recuperar e repor suas energias através do descanso e também da alimentação.
Além disso, é no momento da recuperação que ocorre a supercompensação (ganho de condicionamento - devido ao aumento da quantidade de glicogênio muscular, ou seja, o quanto de glicogênio estará disponível para a próxima atividade)
Essa recuperação deve ser equivalente à atividade realizada, podendo, em contrapartida, decorrer em "perda do treinamento" (quando a recuperação for excessiva) ou em desgaste do atleta (quando não recupera o necessário).
Um período curto de recuperação pode levar também a um estado de over training (excesso de treino), causando problemas diversos como incidência de lesões, perda de motivação, sensação de cansaço frequente, queda no sistema imunológico, alterações de humor e perda de condicionamento.
Por isso, depois de um treino "mais puxado", descanse!
Voltando aos princípios, temos o da continuidade, em que aplica-se uma nova carga antes que o organismo se recupere totalmente, ou retorne ao seu nível inicial de treinamento.
O princípio da interdependência volume/intensidade está diretamente ligado ao da sobrecarga, e estima-se que o aumento do volume leva a diminuição da intensidade e vice versa. 
Por fim, o princípio da especificidade faz referência as características inerentes a atividade praticada, como por exemplo, intensidade, duração, metabolismo energético e grupos musculares envolvidos.
E é isso, conhecendo um pouco mais sobre o treinamento, podemos aproveitar melhor nossas caminhadas e corridas.

Texto: Gabriela Martins Gorski
CREF 018325-G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário