domingo, 12 de maio de 2013

CORRIDA DE RUA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - 1ª Etapa

Na data de hoje, domingo, 12 de maio, Dia das Mães, a Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé conseguiu mais um primeiro lugar numa corrida de rua. Foi na primeira etapa do Circuito de Corridas de São José dos Pinhais, que a atleta Gabriela Martins Gorski sagrou-se campeã na categoria Feminina de 20 a 24 anos. Disputando a prova dos 5 km, Gabriela venceu todas as suas concorrentes, e levou mais uma vez o nome de Itararé no alto do pódio de uma prova paranaense.
A competição, que contou com corridas de 5 e 10 km, e teve a largada às 8 horas, foi disputada por aproximadamente 700 atletas, saindo do Ginásio de Esportes Ney Braga, e percorrendo as bonitas ruas e avenidas de São José dos Pinhais, no paraná.
Além da Gabriela, representando Itararé lá estiveram os atletas Rosa Cristina Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski. Rosa correu os 5 km e ficou em 9º lugar na sua categoria por faixa etária. Guilherme competiu na prova de 10 km e ficou em 6º lugar na sua categoria.




5 comentários:

  1. Parabéns pra atleta Gabriela, mas a acompanhei durante um trecho da prova e a vi cortando caminho pela calçada 'lindamente'.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Muito obrigado por prestigiar nosso blog.
    Se você acompanhou nossa atleta na prova deve ter visto que a mesma seguiu de perto as líderes da prova feminina dos 5 km, tangenciando nas curvas, assim como as demais competidoras. Tangenciar nas curvas não é "cortar caminho". A prova foi fiscalizada por árbitros da Federação Paranaense de Atletismo, e no regulamento não há nada contra tangenciar as curvas.
    Corri a prova dos 10 km e todos os atletas que estavam logo na minha frente fizeram o mesmo. Não sei porque, mas lembrei do Oscar Pistórius reclamando da vitória do nosso Alan Fonteles... Continue visitando nosso blog.
    Abraço.
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Não quero ser rude, mas fiz questão de escrever 'cortar caminho' ao invés de 'tangenciar' pois sei a diferença entre elas.
    Curiosamente, um blog de importância no meio já escreveu sobre atletas que cortam caminho nas provas de São José dos Pinhais, segue:
    • http://www.corridasdoluizz.com.br/2012/06/todo-corredor-e-educado-e-cordial.html
    • http://www.corridasdoluizz.com.br/2012/10/circuito-sao-jose-dos-pinhais-de.html
    • http://www.corridasdoluizz.com.br/2012/12/compensa.html

    A foto a seguir ilustra bem a diferença entre tangenciar a curva (laranja) e cortar caminho (branco):
    http://2.bp.blogspot.com/-bJgrS97f3tM/UMh1v-9HpOI/AAAAAAAAEv0/IoAt7LKLWFc/s1600/ccaminho2.jpg

    Contudo, na imagem acima a calçada é estreita e o atleta de branco pouco se beneficiou, agora imagine o quanto a Gabriela cortou na esquina das ruas Paulino Siqueira Cortes e Joao Angelo Cordeiro, este um dos trechos em que a acompanhei.
    (https://maps.google.com/maps?q=Rua+Marechal+Deodoro+da+Fonseca,+S%C3%A3o+Jos%C3%A9+dos+Pinhais+-+Paran%C3%A1,+Brasil&hl=pt&ie=UTF8&ll=-25.542693,-49.197507&spn=0.002546,0.006899&sll=37.0625,-95.677068&sspn=40.27343,56.513672&oq=rua+marechal+deodoro+&t=h&hnear=R.+Mal.+Deodoro+da+Fonseca+-+S%C3%A3o+Jos%C3%A9+dos+Pinhais+-+Paran%C3%A1,+83005-350,+Brasil&z=17&layer=c&cbll=-25.542613,-49.197651&panoid=vEjj3NvvHL_QkdTbgRzxIQ&cbp=12,195.17,,0,4.17)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André,
      Obrigado por prestigiar nosso blog.
      Boa a sua ilustração, mas é preciso que TODOS os corredores se limitem a seguir pelas ruas, o que não foi o caso na prova. A Gabriela seguiu as líderes, correu por onde as da frente correram. Corri os 10 km e na minha frente (fiz num ritmo de 4'27") os que eu conseguia visualizar, TODOS passaram pelas calçadas. Acredito que deveriam colocar fitas zebradas demarcando o percurso nas esquinas (que foram muitas, como coloquei na postagem mais recente). Na minha chegada quase atropelei uma moça que ficou na rua para tirar uma foto. Na foto que você enviou, o corredor de branco seguiu o de vermelho, que continua correndo pela calçada. Vamos fazer então uma campanha para que os líderes corram somente pela rua.

      Excluir
    2. Sim, de fato vários atletas cortaram caminho pela calçada nessa corrida de São José dos Pinhais, e na esquina cujo GoogleMaps linkei acima outros atletas representando equipes assíduas em competições também cometeram essa falta.
      Meu pensamento quando os vi agindo dessa forma foi: "Assim é fácil subir ao pódio no final da prova". (sim, frequentemente membros dessas equipes sobem)
      Competidores que 'deixei pra trás' me ultrapassaram justamente nessa esquina, que acredito ter a maior área 'de atalho' do percurso dos 5Km.
      Todavia, volto a parabenizar a Gabriela, pois por mais que ela não tivesse cortado aquele caminho, teria feito um ótimo tempo de prova. (e abaixo do meu =] )

      Excluir