segunda-feira, 27 de agosto de 2012

28 DE AGOSTO - ITARARÉ!!!

EQUIPE 28 DE AGOSTO

100% ITARARÉ – SP

Em agosto de 2006, quando atuava como professor de Educação Física na Escola Estadual Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, em Itararé, o maratonista Guilherme Marques Gorski implementou um projeto voluntário visando a inclusão dos alunos do período noturno daquela escola, pois muitos não podiam participar das aulas de Educação Física devido ao trabalho. Foi o Projeto "Epa! Tô na São Silvestre!"
Passou de classe em classe convidando os alunos, muitos deles já adultos, a participarem da Corrida Internacional de São Silvestre. Os alunos ficaram espantados. Enquanto alguns perguntavam quanto era a premiação, outros duvidavam que alguém da cidade pudesse participar de tão grandiosa festa do esporte, coisa que somente viam pela televisão.
Aqueles que aderiram à idéia (trinta alunos) passaram por testes na pista de atletismo para verificar o condicionamento físico e tiveram elaboradas suas planilhas de treinamento com vistas a conclusão da prova de 15 km.
Alguns desistiram, outros persistiram, e pessoas da comunidade ao saberem da formação da equipe se juntaram ao grupo, que na primeira participação da São Silvestre se fez representar com treze corredores. Todos concluíram bem a prova. Dois deles fizeram num tempo muito bom: 57 minutos. Na preparação para a grande prova do dia 31 de dezembro, os alunos atletas participaram de corridas na região: Corrida Ecológica de Ribeira, Corrida Histórica da TV TEM, em Itapetininga, Corrida de Santa Gertrudes, em Ribeirão Grande, e Prova Pedestre dos Campos Floridos, em Arapoti.
A partir dali o grupo só cresceu, chegando a mais de trinta componentes. Em 2007 os atletas participaram de 27 provas na região sudoeste paulista e no Paraná, conquistando muitos prêmios, como troféus, medalhas e até quantias em dinheiro.
Na São Silvestre de 2007 foram 21 corredores representando Itararé, todos devidamente uniformizados. A equipe teve também quatro atletas participando da São Silvestrinha naquele ano. Até então a equipe era conhecida como Equipe Epaminondas, em alusão ao nome da escola.
O esquema adotado pela equipe foi de contar com patrocínio de empresas de Itararé para cobrir as despesas com uniforme e inscrições, e contava com o apoio da Prefeitura Municipal de Itararé para o transporte dos atletas. A alimentação e demais gastos ficavam por conta dos próprios corredores.

A partir de 2009  não houve mais o apoio para a equipe, mas mesmo assim, com o importante apoio de empresários que acreditam no potencial dos itarareenses, o nome de Itararé continuou nos pódios das provas Brasil afora.
Desde então os atletas têm participado das competições com recursos próprios (gastando do bolso para levar Itararé nos primeiros lugares nas corridas) e com o apoio somente dos empresários.
Desde a formação em agosto de 2006, até hoje, a equipe já participou de centenas de provas pedestres, tendo conseguido mais de 900 medalhas e mais de cem troféus, além das premiações em dinheiro. Já esteve em várias competições importantes como Maratona Internacional de Curitiba, Maratona Internacional de São Paulo, Corrida da Serra da Graciosa, Meia Maratona do Rio de Janeiro, Mini Maratona de Paraty, São Silvestre, São Silvestrinha, dentre outras.
O trabalho sempre foi voluntário e era destinado a participação de jovens carentes do município, tendo sido muito importante na formação cultural dos mesmos.
A equipe sempre foi destaque por onde passou, sendo noticiada na Revista Contra Relógio, sites do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, telejornais da TV TEM, TV Educativa, e outras emissoras de televisão. Foi destaque nos jornais locais e regionais, sempre enlatecendo o nome de Itararé.
A partir deste ano de 2012, houve a integração da Equipe 28 de Agosto com o Projeto Diretoria em Ação, da Diretoria de Ensino – Região de Itararé, trazendo para a prática esportiva os funcionários e amigos da Diretoria de Ensino.


EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário