segunda-feira, 12 de março de 2012

CORRIDA E TURISMO (OU TURISMO E CORRIDA?)

A Revista Contra Relógio deste mês (edição número 222) traz em seu editorial um texto sobre a tendência atual de se juntar corrida e turismo. Na verdade o texto explica que isso já se dava há uns 10 anos, principalmente com os maratonistas, que aproveitavam as provas para também fazer turismo.
Hoje, segundo a revista, e pelo que podemos acompanhar nas provas pelo Brasil, a tendência parece estar ganhando força também para provas menores, de 21, 10 e até mesmo 5 km.
Muitos grupos são formados para os atletas viajarem em função de algum evento que reúne provas de 42, 21 e 10 km, contentando a todo tipo de corredor.
E muitas cidades, com administradores inteligentes, aproveitam para unir as coisas, pois hoje, com o advento principalmente das provas pedestres e também de mountain bike, podemos afirmar que existe também o turismo esportivo. Que acaba gerando muitos recursos para as cidades.
Vejam bem, cidades como Paraty tem sua mini maratona já firmada no calendário de eventos esportivos nacionais. Atletas que se inscrevem na prova querem competir nos 18 Km pela Rio-Santos, mas também aproveitam para conhecer a cidade e fazer turismo.
Outras cidades também já perceberam a importância desse tipo de turista. Florianópolis, Curitiba, Urubici, Bertioga, Joinvile, e muitas outras.
Quando a prova é bem organizada e respeita o atleta, faz com que sempre aumente o número de participantes.
A Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé esteve na cidade de Paraty por várias ocasiões e no ano de 2008 fez bonito por lá com o segundo lugar obtido pelo atleta Robson de Genaro.
Nossa cidade já teve boas provas pedestres. As duas últimas, que contaram com mais de 100 atletas (a maioria vinda de outras cidades) foram a primeira e segunda edições da Corrida Universitária das Faculdades Integradas de Itararé, realizadas nos anos de 2006 e 2007.
Se essa competição tivesse continuidade na sua organização certamente teríamos hoje por volta de 300 ou mais corredores participando. Muitos viriam para se hospedar na cidade e conhecer nossa região.
Ou se tivéssemos uma administração mais interessada em juntar o esporte e o turismo, as coisas seriam diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário